segunda-feira, 24 de março de 2014



SOU UMA ÁRVORE - DIA DA ÁRVORE 21 DE MARÇO



As crianças devem ser expostas a desafios! Participar activamente na construção do próprio conhecimento é muito mais estimulante do que ser um sujeito passivo nesse processo.

Objetivo:
- Propor às crianças uma reflexão sobre a importância das árvores;
- Perceber a importância da sua preservação;


Preparação:
Os alunos recebem uma pequena ficha que devem preencher em casa e na escola. Pode ser dobrada na forma de um livrinho. Essa ficha visa responder à pergunta de partida deste tema: Para que servem as árvores? 
Introdução:
Em pé e à vontade propomos aos alunos que imaginem ser uma árvore. Texto de indução: Agora vão fechar os olhos. Hoje vocês são árvores e vivem numa grande floresta rodeadas por muitas outras árvores de todos os tamanhos e feitios. Agora têm de pensar e comportar-se como árvores! Como é que tu és? Para que serves? Como é que te alimentas? Como te sentes? O que é que te faz feliz? O que ouves? O que gostarias de ser?
Colocar uma pergunta de estimulação. Onde é que a madeira das árvores é usada no dia-a-dia? Dar exemplos.

Fazer um inventário de todo o material da sala/escola que é feito em madeira.

Fazer o mesmo inventário mas agora no espaço de casa.

Na aula seguinte os alunos devem dar feedback sobre os objectos de madeira que encontraram em casa. Devem discutir a importância das árvores no nosso quotidiano.

Fazer um mural sobre o dia da árvore.
Fazer panfletos sobre a importância das árvores para a vida humana.
Os nossos trabalhos!




Sem comentários:

Enviar um comentário