SOU UMA ÁRVORE - DIA DA ÁRVORE 21 DE MARÇO
As crianças devem ser expostas a desafios!
Participar activamente na construção do próprio conhecimento é muito mais
estimulante do que ser um sujeito passivo nesse processo.
Objetivo:
- Propor às crianças uma reflexão sobre a importância das
árvores;
- Perceber a importância da sua preservação;
Preparação:
Os alunos recebem uma pequena
ficha que devem preencher em casa e na escola. Pode ser dobrada na forma de um
livrinho. Essa ficha visa responder à pergunta de partida deste tema: Para que
servem as árvores?
Introdução:
Em pé e à vontade propomos
aos alunos que imaginem ser uma árvore. Texto de indução: Agora vão fechar os
olhos. Hoje vocês são árvores e vivem numa grande floresta rodeadas por muitas
outras árvores de todos os tamanhos e feitios. Agora têm de pensar e
comportar-se como árvores! Como é que tu és? Para que serves? Como é que te
alimentas? Como te sentes? O que é que te faz feliz? O que ouves? O que
gostarias de ser?
Colocar uma pergunta de
estimulação. Onde é que a madeira das árvores é usada no dia-a-dia? Dar
exemplos.
Fazer um inventário de todo o material da sala/escola que é feito em madeira.
Fazer o mesmo inventário mas agora no espaço de casa.
Na aula seguinte os alunos devem dar feedback sobre os objectos de madeira que encontraram em casa. Devem discutir a importância das árvores no nosso quotidiano.
Fazer um mural sobre o dia da árvore.
Fazer panfletos sobre a
importância das árvores para a vida humana.
Os nossos trabalhos!
Sem comentários:
Enviar um comentário