terça-feira, 20 de maio de 2014

 A educação começa em casa



Na sociedade atual não existe tempo de qualidade entre pais e filhos! Com um horário de trabalho tão longo como aquele que é praticado em Portugal, torna-se impossível dedicar tempo aos filhos. 
Por mais que o sector económico refira que é necessário aumentar o tempo de trabalho para melhorar a nossa produtividade, eu pessoalmente vejo isso como um grande erro em termos sociais. 
É claro que esta máxima não pode ser entendida de forma lata, pois existem pais que estão desocupados e também não dão tempo de qualidade, mas aí o assunto é outro e voltarei a ele oportunamente.

Os filhos aprendem por imitação. Os pais precisam de tempo para reflectirem sobre as suas acções e deste modo contribuírem positivamente para o desenvolvimento integral dos filhos.

A falta de atenção dos pais reflecte-se negativamente no comportamento dos filhos. Na minha experiência diária vejo crianças que sofrem em silêncio sem que os pais identifiquem esse problema. É grave! É grave quando colocamos tudo à frente daquilo que é humano. O emprego, o dinheiro, as coisas materiais e as metas curriculares serão mais importantes que um olhar sofrido de uma criança? Que filhos estamos a deixar para o futuro! Queremos génios a qualquer custo!

Educar exige tempo!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mousse de chocolate saudável




Quem me conhece sabe que gosto de culinária e sobretudo daquela que é feita com o coração, com os ingredientes mais frescos e de preferência sem conservantes químicos. Muitos dos alimentos que como vêm directamente do quintal da minha mãe! Está quase tudo lá! Até os desconhecidos ruibarbos que tanto demorei a arranjar! Em breve farei uma deliciosa compota com eles.

Hoje a família está em casa e apeteceu-me fazer um almoço melhorado. Um bacalhauzinho à "Gomes de Sá" e para sobremesa uma mousse de chocolate.

Confesso que não era muito fã do abacate mas agora que descobri esta aplicação, já não quero outra coisa.

Hoje usei os seguintes ingredientes:

Na misturadora coloquei um abacate, um iogurte natural, meia tablete de chocolate preto com mais 70% cacau derretido em banho maria com uma colher de óleo de coco, 3 colheres de cacau em pó e um pouco de leite para ajudar a bater. Convém ir verificando a consistência. Quem gostar mais doce pode adicionar açucar amarelo ou mel. Eu não coloquei mais, pois a metade da tablete de chocolate já atingiu o ponto que eu gosto. Para os vegetarianos podem sempre optar e substituir pela soja.

Espero que gostem!