House
As atividades decorrem num horário em que as crianças já estão psicologicamente cansadas. Inglês é também uma disciplina que exige alguma concentração e nem sempre é fácil obtê-la, especialmente em contextos difíceis como é o meu caso. Embora nem sempre seja fácil encontrar estratégias que agradem aos alunos, esta costuma correr muito bem, pois já a faço há vários anos sempre com grande entusiasmo por parte dos alunos.
O trabalho é feito em grupo e todos têm de contribuir para o resultado.
Aqui ficam alguns trabalhos.
Trabalhos realizados pelo 4º ano 2013/2014.
Trabalhos realizados pelo 3º ano 2013/2014.
Na exploração deste tema usei um método cooperativo. A minha presença é apenas de orientadora.
Preparação:
Uma folha de papel A3 para cada grupo e o nome das divisões e de alguns objetos que os alunos terão de desenhar.
Introdução e desenvolvimento:
Informam-se os alunos que vão estudar o tema casa e para tal terão de construir em grupo uma casa com as divisões indicadas, assim como alguns objetos relacionados com o tema.
Em princípio, alguns alunos já conseguem traduzir a maioria dos vocábulos, razão pela qual a presença do professor será apenas de orientar. Entre eles faz-se a partilha de conhecimentos.
O professor deve ir percorrendo os grupos de modo a dar apoio e orientações. Poderá já ir colocando algumas questões. Existem grupos, nomeadamente os mais avançados que gostam de acrescentar informação para além da que é pedida. Deve incentivar-se esse processo.
O Professor pode ir colocando algumas questões.
How many rooms are there in your house?
Describe the kitchen... the garden... etc...
É possível também introduzir as preposições de lugar.
No final afixam-se os cartazes nas paredes, pois eles são o fruto de um trabalho esforçado.
Sem comentários:
Enviar um comentário